segunda-feira, 30 de novembro de 2020

 

Ventos do Mar

 

Faltava-me, como falta ainda, a brisa, consorte
Do mar vinha em pequenos pedaços, sesmarias,
Um pedaço de brisa forte, vindo da África do Norte
Misturado a uma brisa, fria, originada nas pradarias
Esse pequeno prazer, anestesia, e ia,
Ao odor, inconfundível, da maresia,
Presenteava-me nas areias da praia,
E, tratava-me com cortesia.
Mas, não me lembro bem de Maria,
Neste pequeno delírio, sabia, existia,
Era uma moça linda, de cabelos soltos
Morena, jovem, atraente, olhar sorridente,
O que fazia? Eu adolescente.
Assalta-me esta lembrança doce, persistente
Em meio a várias outras, primazia, completamente
Memórias de tantas e outras, coisas inexistentes
Daqueles tempos lembro-me, vagamente
de Maria, doce Maria.
E da brisa, sim, da brisa, especialmente.                    By EC

Este é um poema mais antigo que gosto muito.

6 comentários:

  1. Lindo...lindo...lindo...
    Li 3 vezes e já estava quase musicalizando, graças às repetidas rimas, que emprestam uma sonoridade maravilhosa ao poema.
    É tão forte sua identificação com o mar, que veio à minha memória o cheiro da maresia.
    Por amor à Literatura, eu agradeço tão belo poema!

    Abraços fraternos, Edu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Raquel, fico muito feliz com o carinho que me tens. E seus comentários são sempre incentivando a escrever mais e melhor.
      Obrigado de coração minha querida amiga.
      Beijos no coração.

      Excluir
  2. Poeta, querido, alem de seu coração doce e generoso, voce tem esse poder de nos despertar lembranças boas, de lugares que nos fazem bem atraves de seus poemas. Se poeta tambem eu fosse, retribuiria com uma poesia. Nao sou! Mas te mandei hoje, tudo que posso lhe dar: o sol e o mar. Obrigada, Excelecencia.
    Carinho grande,
    Lea

    ResponderExcluir
  3. Queria Léa, eu recebi com muita satisfação e emoção o mar, o sol a brilhar, cedo. Um presente lindo.
    Muito feliz e honrado com todo o carinho que me tens.
    Beijos carinhoso no coração.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Francisca, pela visita e pelo comentário.
    Feliz e honrado.
    Abraços afetuosos e venha sempre.

    ResponderExcluir

Mais visitadas